CONFIGURANDO A PLACA DE REDE NO WINDOWS ATRAVÉS DO PROMPT DE COMANDO

Logo do Windows

Configurar uma placa de Rede através de interface gráfica pode em si ser algo corriqueiro, mas em algum momento você pode necessitar de efetuar esta configuração arquivo batch ou script. O comando que vou apresentar realiza esta façanha: NETSH.

NETSH, disponível nas versões Windows NT desde a versão NT 4.0, significa net shell e é utilizado para efetuar a configuração das propriedades de rede, local ou remotamente.

O comando NETSH possui vários contextos de configurações, o que o deixa categorizado. Por exemplo, você pode conferir as conexões de rede configuradas no Windows, por acessar o contexto de Interfaces, sub contexto ipv4 com comando show e config, para apresentar as configurações e outras informações relacionadas. O comando ficará desta forma:

c:\> netsh interface ip show config

Também é possível digitar no prompt de comandos apenas “netsh”. Em seguida, no prompt da ferramenta, digitar cada contexto e ir teclando Enter.

Se você testou o comando acima, deve ter percebido que cada conexão de rede têm seu nome apresentado entre aspas, por exemplo, “Conexão local”. Suponhamos que queiramos configurar esta interface identificada como “Conexão local” com um ip da rede 172.16.0.0/16. Já sabemos que a máscara 16 se refere a 255.255.0.0 (Vou postar mais informações sobre máscara de subrede futuramente). Então, suponhamos que o administrador da rede nos informe que o gateway desta rede é 172.16.0.254 e o endereço IP concedido seja 172.16.8.52. Com base nesta informação, podemos utilizar o comando netsh da seguinte forma:

c:\> netsh int ip add address "Conexão local" static "172.16.8.52" "255.255.0.0" "172.16.0.254"

Por utilizar a linha acima, efetuamos as principais configurações da conexão, mas suponhamos que também seja necessário definir o DNS. Tomando como exemplo os endereços DNS primário sendo 172.16.0.110 e o secundário sendo 172.16.0.111, utilizamos os comandos desta forma:

c:\> netsh int ip add dns "Conexão local" static 172.16.16.110 primary

para primário e secundário:

c:\> netsh int ip add dns "Conexão local" addr=172.16.0.111 index=2

Repare que nestas duas linhas, o contexto utilizado é interface do tipo “ip” comando add dns. Pode ser que você enfrente problemas em um computador utilizando o Windows 7 ou  Windows Server 2008 ou superior, porque estes sistemas também tem um contexto de configuração para IPv6. Para superar isso, você deverá indicar “ipv4” ao invés de apenas “ip”. Entretanto, em meus testes não obtive nenhum problema, quando indiquei apenas “ip”, notei que o Windows assume IPv4 como default.

[]’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.