RENOMEANDO PERFIL E PASTA DE PERFIL DE USUÁRIO NO WINDOWS DE FORMA EFICAZ

Logo do Windows

 

ATENÇÃO: Antes de seguir com este procedimento, leia-o inteiro e esteja ciente de não haver nenhuma dúvida a respeito. Sempre esteja ciente que alterações no registro do Windows são delicadas, precisa de muita atenção pois alterações incorretas causarão mau funcionamento ao Windows ou mesmo a incapacidade de funcionamento. Seja prudente, faça Backup de todos os seus dados antes de prosseguir, pois sempre a riscos de perda de informações sem sem condições de reparação. Acima de tudo, depois de ter certeza absoluta dos perigos que estará assumindo, saiba que tudo será feito por sua conta e risco.

Para você renomear Perfis de usuários locais, envolvendo a renomeação da conta de usuário e a renomeação da pasta de perfil de usuário, existe alguns macetes. Abaixo descrevo um teste que realizei em computadores com Windows XP.

Para executar esse procedimento, você precisa do script sidlist.vbs que pode ser baixado neste caminho: http://windowsxp.mvps.org/reg/sidlist.vbs

Etapas:

Execute o script vbs, que você baixou no caminho acima e identificar a conta de usuário que terá o perfil renomeado, o mesmo é identificado pelo “Username”.

  • Você deve anotar o “SID” e também a “Profile dir” da conta de usuário que terá a pasta do profile alterada. Não deixe de anotar pois, você precisará desta informação mais tarde.
  • Em seguida você deve renomear a pasta do profile da conta do usuário. ATENÇÃO: se a conta que você está logado for a mesma a ser renomeada, reinicie o Windows e efetue logon com uma outra conta com poderes administrativos no computador local. Ex: usuário: administrador conta: administrador. Utilizando o Windows Explorer, (Siga para “Meu computador”, “disco local”) localize a pasta “C:\Documents and Settings” e localize a pasta de perfil que será renomeada.
  • Então agora renomeie a pasta conforme você desejar. Ex: Pasta anterior “C:\Documents and Settings\ti01” para “C:\Documents and Settings\alexandre.barbosa”
  • Após renomear a pasta, abra o Gerenciamento de usuários locais do computador, que pode ser feito seguindo estas etapas: Clicar no botão iniciar -> Executar -> Digitar: “lusrmgr.msc” e teclar Enter.
  • No Gerenciamento do computador, clique na pasta usuários.
  • Agora Localize na listagem ao lado direito, o usuário a ser renomeado. Clique com botão direito e selecione “Renomear”. Digite o novo nome para conta de usuário conforme você deseja.
  • Agora precisamos informar ao Windows que a pasta do profile foi alterada e associar ao usuário corretamente. Agora, você vai precisar das informações anotadas na primeira etapa. Siga as seguintes sub-etapas:
  • Abra o Editor de Registro do Windows, que pode ser feito por seguir o procedimento: Clique no botão iniciar -> Executar -> Digitar: REGEDIT.EXE e tecle Enter. Atenção: Muito cuidado com este Aplicativo, altere apenas o caminho informado. Alterações incorretas farão o Windows deixar de funcionar!
    • Acesse agora a chave de registro neste caminho: KEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList
    • Localize o SID da conta de usuário, conforme você anotou logo no início, na segunda linha, e clique uma vez para selecionar.
    • Então, Localize na lista ao lado direito os dados “ProfileImagePath”. Note que deverá estar com o caminho semelhante ao de sua anotação, novamente, realizada no início do procedimento.
    • Agora dê duplo clique sobre “ProfileImagePath” e na janela “Editar cadeia de Caracteres”, na linha “Dados do Valor”, coloque o novo caminho da pasta de profile, lembre-se que foi aquela alteração que você fez, o novo nome para pasta, conforme a quinta etapa deste passo-a-passo.
    • Clique em OK e feche o Registro, então reinicie o Windows. Por fim verifique se o perfil do usuário será carregado normalmente.

Se você seguiu o passo-a-passo até aqui e o perfil do usuário foi carregado normalmente, você deve estar com perfil renomeado e pasta de perfil renomeado.

[]’s

3 comentários

  1. Cara ! valeu a dica funciona lega vc só esqueceu de mencionar que após tudo ou durante esse processo temos que enter em contas de usuários e alterar lá também aí é ze fini…ze fini!!! valeu.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.