WINDOWS:: SUPORTE A REDES – PARTE 3

Redes

ícone Suporte técnico

SUPORTE A REDES!

Criando um pen drive inicializável 

 – Sem dúvida, a instalação e reinstalação do Windows é muito comum para equipe de Suporte técnico. Veja brevemente neste passo-a-passo como preparar um Pendrive com inicialização para adicionar a cópia do sistema operacional e utilizá-lo para instalação do sistema operacional em um computador sem unidade de DVD. Este procedimento é válido para se preparar instalação para sistemas operacionais para Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Muitos computadores já não utilizam unidade leitora de DVD. Todavia, a maioria das placa-mães de computadores atuais permitem iniciar um sistema operacional pela USB ou em um Pendrive.

A etapas são:

    1. Primeiro insira um cartão de memória ou pendrive a uma porta USB em um computador. No Windows, tecle CTRL+R para iniciar a janela Executar. E digite no campo abrir “cmd”. Após isso clique Ok.

Na caixa Executar entrar com comando CMD
Na caixa Executar entrar com comando CMD
    1. No prompt do sistema operacional, digite diskpart e tecle enter. Imediatamente o utilitário DISKPART é iniciado. Então no prompt do utilitário, digite list disk

Diskpart: Listando unidades
Diskpart: Listando unidades

Este comando acima permite listar os discos e identificar o cartão de memória. É digno de nota que o tamanho da unidade é sempre muito menor que o disco rígido do computador.

    1. Selecione a unidade de cartão de memória ou pen-drive, que neste caso é o disco 1. Para isso, digite o comando select disk 1 e tecle enter.

Diskpart: Selecionando Unidade
Diskpart: Selecionando Unidade
    1. Com o disco selecionado, pode-se fazer a limpeza das partições. Digite o comando clean e tecle Enter.

Diskpart: Limpando Unidade
Diskpart: Limpando Unidade
    1. Após limpar as partições, criar uma nova partição primária utilizando o comando create partition primary e tecle enter.

Diskpart: Criando partição
Diskpart: Criando partição
    1. Após a partição ser criada, precisa ser ativa para ser utilizada no cartão de memória. Para isso, digite o comando active e tecle enter.

DIskpart: Ativando partição
DIskpart: Ativando partição
    1. Com a partição ativa, pode-se formatar para receber os arquivos do Windows. Digite o comando format fs=fat32 quick e tecle enter. Sem o parâmetro opcional quick, a formatação será apadrão e poderá demorar vários minutos.

Diskpart: Formatando a nova partição criada
Diskpart: Formatando a nova partição criada
    1. Com a partição formatada, ela precisará receber alguma letra para podermos administrá-la no Windows. Para atribuir uma letra de unidade, digite assign e tecle Enter.

Diskpart: Atribuindo uma letra a nova partição formatada
Diskpart: Atribuindo uma letra a nova partição formatada
    1. Após estas etapas concluídas, digite exit e tecle Enter. Após isso, digite exit novamente e tecle Enter. Com isso o Diskpart será encerrado e a janela de prompt do sistema operacional será encerrada.

    2. Próxima etapa consiste em copiar os arquivos do CD de instalação de uma das versões do Windows para o Cartão de memória.

Copiando os arquivos de instalação do Windows
Copiando os arquivos de instalação do Windows
    1. Após terminar a cópia dos arquivos para a unidade Pendrive, o computador destino, que receberá a instalação do sistema operacional, deve ser ajustado no setup para inicializar o sistema gravado no cartão de memória ou pendrive. Esse processo pode variar de modelo para modelo de computadores.

    2. Feito isso, inicie o computador destino com o cartão de memória ou pendrive conectado a um porta USB. Então o instalador do Windows deverá ser iniciado normalmente.

Tenho certeza que este breve artigo lhe será muito útil. Se você gostou não deixe de se manisfestar!

[]’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.